O que é o chá de Santo Daime e pra quê ele é usado?

ATENÇÃO: Este post não tem nehuma intenção de fazer apologia ao uso desta erva e tampouco de apoiar sua legalzação ou proibição.

No último dia 25 de janeiro, foi publicada no “Diário Oficial da União” uma resolução oficializando o uso religioso do chá ayahuasca – também conhecido como daime, hoasca e vegetal. Poucos dias depois um jovem de 18 anos morre afogado em um lago após tomar esse chá em uma cerimônia religiosa.

Tá, mas o que é o ayahuasca e onde ele é usado?


Ayahuasca

A erva é feita a partir da mistura de duas plantas, o cipó conhecido como jagube (banesteriopsis caapi) e a folha de chacrona (psicotrya viridis), também chamada de rainha.

Usos em rituais religiosos

Ninguém sabe ao certo quem foi o primeiro povo a preparar e a beber o daime de forma ritualística. Há registro de seu uso por tribos indígenas da Venezuela, bem como de povos antigos do México pré-colombiano, como os toltecas.

No Brasil, tudo começou no início do século XX, no coração da Amazônia. Caboclos nordestinos atraídos pela extração da borracha mergulharam na cultura secular dos povos da floresta, inevitavelmente absorvendo muito de sua essência. Logo nasceram as chamadas religiões ayahuasqueiras, grupos em sua maioria cristãos que incorporaram o consumo de um chá alucinógeno utilizado pelos indígenas em seus rituais.

A religião Daime

Talvez a mais conhecida das chamadas religiões ayahuasqueiras do Brasil seja a Santo Daime (inclusive “emprestando” o nome a erva ayahuasca).

A doutrina do Santo Daime começou na floresta amazônica no início do século 20. O pioneiro foi Raimundo Irineu Serra, descendente de escravos, que trabalhou como demarcador de terras brasileiras na região.

Serra, que ficaria conhecido como o Mestre Irineu, recebeu a revelação da doutrina, que é eminentemente cristã. Irineu afirmava ter recebido a “iluminação” numa aparição de Nossa Senhora da Conceição em plena floresta. A aparição foi na região de Basiléia, no Acre.

Diferentemente de outros povos, o daime “casou” com o cristianismo no Brasil. Toda a doutrina e a maioria absoluta de seus hinos faz referências a ícones cristãos, como Jesus, Nossa Senhora e José. Sempre antes e depois do ritual é rezado Pai-Nosso, Ave Maria e Salve Rainha, entre outras orações.

O preparo da bebida também obedece uma ordem ritualística: só os homens podem manipular o cipó, e só as mulheres tocam as folhas; são cantados hinos durante todo o feitio (preparo).

O preparo de uma “carga” de daime, que depois será consumida por fiéis de várias igrejas do país, pode durar semanas ou até mesmo mais de um mês. E não pára porque há turnos de fiéis.

Apesar de ter seu cultivo, preparo e uso garantidos pela Constituição Federal, o daime ainda é considerado uma droga psicoativa (ou alucinógena).

Os adeptos da doutrina, no entanto, afirmam que a bebida tem propriedades enteógenas (que expandem a consciência). Uma das teses é que o daime possibilitaria ao ser humano ter contato direto com o Espírito Santo.

A idéia é que a maioria das pessoas está “entupida” demais com as preocupações cotidianas e materiais para ter uma experiência direta com o espírito.

O daime abriria essa porta, mas muitas vezes, um preço deve ser pago. É comum que pessoas, mesmo as mais experientes, vomitem ou tenham fortes diarréias durante os rituais que podem se estender por até 14 ou 15 horas. Também é comum adeptos terem crises de choro ou mesmo de riso.

Essas reações seriam apenas decorrências da “limpeza” que deve ser feita antes de o fiel entrar em contato com outras dimensões.

A diferença entre o daime e outras religiões é que, nele, o mestre é algo relativizado: o mestre, propriamente dito, é a bebida, e é em torno dela que a “evolução” do discípulo acontece.

A experiência de alguém com o daime pode até ser descrita em palavras, mas é difícil transportar para a escrita as sensações e visões que ele proporciona.

Fontes: Folha on-line e ISTOÉ

~ por fernandaregina em 6 de fevereiro de 2010.

18 Respostas to “O que é o chá de Santo Daime e pra quê ele é usado?”

  1. Muito interessante, mas não é verdade que têm encontro com o Espírito Santo.
    Esse chá é alucinogeno, portanto não permite que o Espírito de Deus habite. Deus não é de confusão, e Ele te quer conciente.
    O Espírito de Deus habita sim, mas qdo estamos em comunhão e de coração puro, crendo e declarando q nosso Senhor e salvador é JESUS CRISTO.
    A todos, um grande abraço.
    Deus abençôe vcs!!!!!!!!
    LEIA A BÍBLIA

  2. Flavia,
    Certamente voce nao conhece esse ,pois esta falando informacoes falsas. Primeiramente porque diversos estudos cientificos ja provaram que esse cha nao é alucinogeno e nao é uma droga. Ele é um sacramento que pessoas bem o comungam buscando uma paz,conhecer coisas de Deus e se libertar das ilusoes desse mundo.
    Eu tambem leio a biblia e nela nao tem todas as respostas.
    As vezes precisamos ver a vida sob uma nova perspectiva . . .

    Abracos

  3. tenho um parente muito proximo q faz uso, desse cha, nao tenho nada contra a religiao, ele diz q o cha faz com q a pessoa encehergue seus erros atraves de miraçoes…
    pra mim o q salva, n e beber, cha, nem orar
    o q salva e a pessoa botar a mao na consciencia , n apenas reconheçer seus erros, mas modifica-los, esculpi-los!

  4. É concordo com a flavia, isso não pode ser verdade é um alucinógeno, vamos todos acreditar em deus, por pura estupides, sem visões, sem nada, simplesmente por que somos ignorantes o suficiente para isto.
    O salvador(a) é sempre você, explore sua psique ao maximo não se contente, com qualquer explicação ridicula de religiões, e leiam a bíblia, alllltooos furos e coisas babacas, livre pra qualquer tipo de interpretação la ^^

  5. Tbm não acredito que tal chá faça alguma ponte com o sobrenatural, mas também acho hipócrita e imbecil alguém vir falar de consciência em um país onde as religiões são grandes centros financeiros para pessoas como este ignóbil ser que escreve acima e que se denomina Flávia se acabem de trabalhar para sustentar o ego e a luxúria de pessoas mal caráter, como o Edir Macedo e Cia.

    Infelizmente é essa a realidade brasileira… diversas Flávias, iludidas e enganadas…

    O legal é que ainda se consideram iluminadas…

    Lamentável.

  6. Conheci um pessoa que também dizia falar com o Espírito Santo após usar algumas drogas. Após alguns surtos psicóticos, foi encontrada morta pela família (Irmã), vítima de uma overdose. É bom lembrar que se alguém precisa de alguma droga para ser feliz, para encontrar a sua paz de espírito ou para sua realização, jamais irá encontra-las. Quem precisa de um dia para felicidade viverá o restante da vida infeliz. Paz de Cristo para todos.

  7. Em suma pode ser considerado alucinógeno, minha cara.
    Mas o que é mais alucinógeno, um cara que toma um chá, fica “doidão”(prefiro o termo “aberto de conciência) e sente Deus ou um maluco que lê um livro e acredita que um cara colocou dois animaizinhos de cada espécie do MUNDO num barquinho de uns 200 metros?
    Think.
    Mas se uma pessoa encontra Deus da maneira dele, quem é você pra decidir se é certo ou não?
    Leia a bíblia mas não seja alienada. ^^
    P.S.: leio a bíblia, mas se me oferecerem o santo daime não vou deixar de bebê-lo, afinal respeitar a religião do próximo é uma questão de EDUCAÇÃO.
    Amém

  8. não, obrigada. prefiro o chá. é mais sincero.

  9. Isso, leia a bíblia e não se esquece de auxiliar no enriquecimento do pastor, senão não vai pro céu.

  10. Flávia, vivemos em um país laico.
    TODOS temos direito de escolher em que acreditar.
    sem essa de: “Muito interessante, mas não é verdade que têm encontro com o Espírito Santo.
    Esse chá é alucinogeno, portanto não permite que o Espírito de Deus habite.”

    Você pode REALMENTE provar tudo o que afirmou?
    não, né?

  11. Flávia.
    Por que não é verdade? Quem é você para falar pelo nome de Espírito Santo? É você por acaso que julga os merecedores ou não merecedores de tal aparição?

    Quer dizer então que os adeptos a doutrina de Santo Daime são a favor de confusão?

    tsc…tsc…

  12. Mais uma vez a fé se mostra o oculos da ignorancia.
    Tudo de encherga detupardamente, e claro, sempre vem vários defender isso.

  13. Caros irmaos.
    Creio em um unico Deus, este do amor e paz, sou crente , porem nao m faz ser diferente aos olhos d Deus, como aqui ou ali tb nao!
    Mas a amiga Flavia apenas tem um comportamento natural de uma pessoa religiosa , deixem na pois o julgo cabe a Ele e nao a nos, se ela esta feliz e acredita assim, Deus a abencoe como cd um….

    Agora falo como sou …..ja tomei o Santo Dai-me, e me curou de infeccoes algumas vezes…pq tomei, este cha de gosto horrivel tem propiedades medicinais de desintoxicao o tal trabalho de limpeza e realmente funciona , mas deixo claro q acredito no uso como um medicamto de resultado rapido. afinal eu nao sabia q indio ficava doidao e saia fazendo coisas erradas…. Nos somos todos iguais , apenas uns usam os 10 mandantos e outros nem sabem q ele existe, devemos fzer o uso de Deus em nossas vidas assim teremos uma chance aqui! pois os olhos d Deus estao em todos e lugares.

    • Cara Juliana, pense na seguinte hipótese: se deixarmos flávias e julianas discordarem e simplesmente ignorar porque tal conduta intitula-se como “um comportamento natural de uma pessoa religiosa”, abriremos margem para que qualquer um fale sem que nós, que não acreditamos na fútil ideia que tenho que passar uma vida inteira gritando Aleluia! pro quarteirão inteiro ouvir (Sim, não acredito em Deus de fato… acredito que exista uma força sem qualquer juízo de cognição, instintiva, que do caos foi criada, e pro caos será levada à extinção… algo puramente biológico e natural, como o comportamento natural da religiosa flávia), lógico que respeito a liberdade de expressão e de culto. Mas exatamente por respeitar isso que exijo tal respeito. Julgar? Ninguém está julgando-a, até porque a mesma não praticou algum fato típico passivel de subsunção penal. Só acho medíocre ver um assunto que todos adoram pisotear, por ser polêmico e de uma minoria que simplesmente cala-se em virtude da imbecil mente do brasileiro em ser preconceituoso com suas próprias raízes. Nós somos iguais, concordo. Mas na infeliz concepção do evangélico brasileiro, uns são mais iguais que os outros… enfim, é fácil ser cristão no maior país católico e evangélico do mundo, o difícil é ser lá no Paquistão, Índia, Afeganistão…
      Queria muito ver um gritando que o sangue de Jesus tem poder lá…

      Finalizando: acho hipócrita esse monte de gente dando paulada em cachorro morto… Sejamos mais brasileiros e menos hipócritas, eu sei que é difícil dizer isso a um país em que a situação mais almejada pela sociedade era ser igual à Europa.

  14. Cha do santo daime… Maconha… tudo planta tudo te faz viajar… e agora maconha é droga e o “Cha” não é? Entao prefiro que nenhum dos dois sejam.. Vem da terra é da natureza DEUS é a natureza e ai ?

  15. vou tratar de comprar essas ervas preparar e tomar !! se eu ver espirito santo te conto

  16. Sinceramente. Fico boquiaberta ao ver que tanta gente “culta” acredita neste tipo de besteira. Fico me perguntando, como pode uma pessoa inteligente, culta, acreditar que uma substância,seja ela qual for, chá, ou outra droga qualquer,. possa aproximar o ser humano de Deus. Deus já é um só com o ser humano desde o princípio. Não há necessidade de beber chá de disso ou daquilo para entrar com contanto com Deus.
    Sou jornalista e cada vez mais me conscientizo de que inteligência é algo bastante relativo. Como podem pessoas inteligentes, cultas, estudadas, regredirem seu intelecto a ponto de se sujeitar a uma prática pçrimitiva praticada pelos indígenas no passado.
    Para mim issoé no mínimo inconcebível.Nossos conceitos de inteligência e QI precisam ser refeitos.

  17. como é que vc bebe o que te oferecem,sem ter uma avaliação dos componentes por uma pessoa especializada?se bem que a gente bebe COCA-COLA e nem os químicos brasileiros sabem a fórmula na íntegra.o melhor é só beber água…..rsrsrs….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: